segunda-feira, 15 de abril de 2013

Fábrica de Laticínios gera emprego e renda no extremo Sul da Bahia

Mais 250 empregos diretos foram criados no município de Ibirapuã, no Extremo Sul, com a ampliação da unidade fabril da empresa Laticínios Davaca. A inauguração ocorreu neste sábado (13) com a presença do governador Jaques Wagner. Atualmente, a empresa - maior fábrica de queijos do Nordeste - possui 300 colaboradores diretos na fábrica e gera cerca de sete mil empregos indiretos no campo.
“Essa empresa deu muitas chances a nós que somos moradores. Abriu o mercado de trabalho de mercado para todos os jovens daqui”, afirmou a funcionária Elaine Cristina Cruz.
O governador Jaques Wagner afirmou que além de gerar emprego, a fábrica contribui com a renda dos pequenos produtores, já que a maior parte dos fornecedores é da agricultura familiar do município de Ibirapuã e região.
“Aqui estamos praticamente no farol de empregabilidade de toda região. Isso porque a fábrica emprega diretamente e ainda dá apoio aos fornecedores de leite. A estratégia da empresa estimula a produção local e desenvolve a economia do município. Melhora a renda dos fornecedores e causa um impacto na economia. Para nós é uma alegria ver a cadeia produtiva do leite na Bahia crescendo cada vez mais”, enfatizou o governador.
Segundo o presidente da Fábrica Davaca, Lutz Viana Rodrigues, foram investidos R$ 40 milhões, para dobrar a capacidade total de produção, processando até 400 mil litros de leite por dia, além de expandir sua linha de produtos. Com o investimento, a fábrica recebeu equipamentos de última geração, que otimizam os processos produtivos de queijos, manteiga e requeijão. A capacidade instalada de manteiga e requeijão será expandida em mais de 200%.
De acordo com dados do último censo agropecuário do IBGE, a pecuária de leite está presente em mais de 40% das propriedades rurais brasileiras, abrigando mais de 3,8 milhões de trabalhadores, em sua maioria pequenos produtores familiares, sendo a cadeia produtiva que mais emprega no Brasil.
Fonte: Seagri


Nenhum comentário:

Postar um comentário