segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Média de cotação do boi gordo nos meses de novembro e dezembro teve recuo de 2,7% em 10 anos

Entre novembro e dezembro, na média entre 2001 e 2011, houve recuo de 2,7% na cotação do boi gordo em São Paulo, segundo levantamento da Scot Consultoria. Apenas nos anos de 2001 e 2011 houve valorização em dezembro, frente a novembro, com altas de 0,6% e 2,4%, respectivamente.

Nos dois anos em que houve apreciação no mês de dezembro, as cotações haviam subido consistentemente entre janeiro e novembro. Em 2001, a valorização do período foi de 15,5% e, em 2007, o preço subiu 34,7% até novembro.
A cotação média do boi gordo no mês atual está em R$ 99,77 por arroba, a prazo, valor 0,2% menor que em janeiro. Caso o mercado se comporte de maneira semelhante à série analisada, o preço em dezembro ficaria ao redor de R$ 97,10 por arroba, em média.
Canal Rural 27/11/2012
GEPECORTE COMENTA
Não resta dúvida que o mercado praticamente andou de lado ao longo do ano e principalmente na entre safra;  as expectativas do pecuarista para elevação do preço da @ no período eram no sentido de aumento do preço da @ de boi gordo.
Ou seja a situação de declínio entere 2001 e 2011 descrita acima deve se repetir em 2012.
Em especial no nosso estado onde a seca castigou, e castiga ainda, fortemente a maioria das regiões produtoras. Havia um sentimento que pro ocasião da entre safra faltaria boi gordo para abastecer o mercado consumidor. Parece não ter sido esta a realidade.
Esta situação comprova e determina que cada vez mais o pecuarista pense em produtividade e os ganhos finaceiros sejam desconsiderados como fator de elevação dos rendimentos.
Será preciso desatrelar produção de preço de @. Esta o mercado determina. A sua produção de @/ha /ano é você que projeta, planeja determina. é onde o produtor pode intervir. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário