sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Incertezas sobre o comércio exterior aumentam pressão de baixa e especulação no mercado do boi gordo

A pressão de baixa no mercado do boi gordo, que já vinha sendo observada, com a dificuldade nas vendas da carne, agora se soma às incertezas referentes ao mercado externo, em razão da divulgação da presença do agente causador da doença da vaca louca em um animal do Paraná morto em 2010. Segundo levantamento da Scot Consultoria, nesta quarta, dia 12, houve queda de preços em 18 das 31 praças pesquisadas para o boi gordo.

Com isso, o mercado está fortemente especulado, com grande flutuação de preços, principalmente levando em conta as empresas exportadoras, que reduzem as compras e pressionam com maior intensidade os preços. Em São Paulo a referência ficou em R$95,00 por arroba à vista, sendo que existem ofertas de compra abaixo deste valor.
A escala média de abate no Estado é de seis dias úteis, com algumas empresas com o ano já fechado. No mercado atacadista de carne bovina com osso, houve queda no preço de algumas peças, com o boi casado de animais castrados cotado em R$6,23 por quilo.
Fonte: Canal Rural – 13/12/2012
Gepecorte comenta
Começa a se verificar na prática os riscos que comentamos ontem neste mesmo espaço. Aproveitando-se de incertezas na área sanitária, o comércio internacional cria embargos buscando vantagens comerciais na aquisilçao da carne brasileira. A demora na divulgação da ocorrência (2010 ) gera insegurança e desconfiança da comunidade internacional em relação aos mecanismos de controle sanitário no Brasil.
O pecuarista em geral vai pagar este peixe.(ou carne)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário