segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bahia prorroga campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa será prorrogada por mais um mês, em todo o território baiano. Os criadores podem vacinar seu rebanho até o dia 31 de dezembro. A Instrução de Serviço nº 003/2012 foi divulgada nesta terça-feira (20) pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, para todas as coordenadorias regionais.

Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, o criador já entende as atividades de defesa como suporte e passaporte para o sucesso da agropecuária. "Por isso, a grande maioria deles assume suas responsabilidades, vacinando seus animais e declarando a vacinação, dentro dos prazos estabelecidos pela Adab", disse.
"Ao tomar esta decisão, consideramos o agravamento da estiagem sobre parte significativa dos municípios do Estado da Bahia e a necessidade de salvaguardar a pecuária baiana quanto ao risco de reintrodução do vírus da Febre Aftosa", explica o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando ainda o parecer do Ministério da Agricultura em sua Nota Técnica D S A Nº116/2012, que facultou aos Estados ajustar o calendário de vacinação nos municípios atingidos pela seca.
Vale ressaltar que, nesta etapa da campanha, deverão ser vacinados os bovinos e bubalinos até 24 meses de idade, a exceção dos municípios de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Mansidão, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Buritirama, que compõem a Zona de Proteção, onde os bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias ainda precisam ser vacinados.
"Os produtores que só possuem animais com idade acima de 24 meses, e que, portanto, estão dispensados da vacinação, deverão obrigatoriamente comparecer, no período da campanha, nas unidades da Adab para declarar o rebanho existente por sexo e faixa etária", esclarece o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, lembrando que a dose da vacina é de 5 ml para todas as faixas etárias, inclusive os bezerros recém nascidos. Após a vacinação, o produtor deve declarar o ato nos escritórios da Adab, no prazo de até 15 dias após a sua realização.
Fonte:Boi Pesado 22/11/2012
GEPECORTE COMENTA
A prorrogação da campanha de vacinação de aftosa era uma medida previsível, em função da estiagem que atingiu a maior parte dos municípios baianos. Em alguns ou na maioria deles as chuvas do início de novembro ainda foram muito fracas ou com baixos índices pluviométricos para que pudessem tirar do sufoco o pecuarista baiano. A decisão foi correta. Animais debilitados, alojados em pastos de aluguel é o quadro predominante dificultando a vacinação nas fazendas.
Mas vale o alerta: prorrogação não significa não vacinar! O pecuarista baiano está consciente da importância da sanidade do rebanho para sua atividade comercial. O prejuízo econômico que qualquer falha na vacinação acarreta é muito maior que qualquer seca. Vamos vacinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário