segunda-feira, 9 de julho de 2012

Projeto de erradicação de brucelose e tuberculose bovina testado no RS deve ser adotado em todo o país

O Projeto Piloto de Erradicação da Brucelose e Tuberculose, realizado na comarca do município de Arroio do Meio (RS), deverá servir de modelo para todo o país em breve, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A iniciativa as cidades de Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro, além de Dois Irmãos, contabilizando 1.146 propriedades certificadas pelo órgão. A estimativa do rebanho na área levantada é de 36 mil cabeças.
A partir do projeto, realizado desde 2008 e coordenado pelo Mapa e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa-RS), foi criado o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovídea (Procetube), em 2011. A iniciativa se encontra em fase de elaboração de legislação complementar para possibilitar intervenções sanitárias mais efetivas. O ministério afirma acompanhar o projeto desde a sua concepção e ter doado insumos para a primeira certificação das propriedades. Aponta ainda que indeniza um quarto do valor dos animais reagentes para tuberculose.
O certificado de propriedade livre das duas doenças oferece vantagens para o produtor, como participação irrestrita do rebanho em eventos, fim da exigência de testes para trânsito animal interestadual, maior credibilidade para a comercialização e diferenciação do leite oriundo desses estabelecimentos, o que possibilita acesso ao mercado externo. Inicialmente, 18 veterinários habilitados pelo Ministério da Agricultura participaram da iniciativa, bem como técnicos do serviço oficial encarregados da coordenação.
– Além de sanear uma região para duas enfermidades, que apresentam impacto na saúde pública, pois são doenças transmissíveis aos humanos, o programa qualifica a produção de um grande número de pequenos produtores rurais, agregando valor ao seu produto e fixando-os no meio rural – destaca o coordenador estadual de combate a doenças da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RS), Jorge Meana de Almeida.
Fonte:Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário