
Nos próximos três dias vamos publicar a visão do consultor, divididos em dez itens :
1".Vamos começar pela quantidade de pecuaristas. Prevejo que nos próximos dez anos haverá menos pecuaristas no Brasil. Ainda haverá uma montanha deles, mas essa montanha será menor.Haverá uma seleção inexorável, onde o perfil do pecurista será formado basicamente por dois tipos de homens. Aquele que vive do negócio, com escala de produção que permita a viabilidade econômica, e aquele que não vive da pecuária e a explora, mas não depende dela para viver."
2. "O rebanho brasileiro deverá ter alcançado a estabilidade e nesse cenário as oscilações de preços terão uma amplitude menor. A quantidade de fêmeas deverá compor de 43% a 48% dos bovinos abatidos. O ciclo de preços continuará a existir mas será menos drástico, menos fatalista."

4."Nos próximos dez anos, forçosamente, teremos que resover a questão da produção de bezerros. Se esse desafio não for encarado, a pecuária sofrerá um processo de limitação. A importação de animais para reposição de países vizinhos poderá em certa medida adiar a solução desse problema."
Alcides Torres
Fonte: Scot Consultoria
Nas próximas edições deste blog publicaremos a conclusão deste artigo e as expectativas para os próximos dez anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário