segunda-feira, 1 de abril de 2013

DEZ EXPECTATIVAS PARA A PRÓXIMA DÉCADA

A publicação "Pasto Livre" da Dow Agroscience publicou recentemente artigo do consultor Alcides Torres da Scot Consultoria sobre as perspectivas da pecuária nacional e mundial para a proxima década.
Nos próximos três dias vamos publicar a visão do consultor, divididos em dez itens :

1".Vamos começar pela quantidade de pecuaristas. Prevejo que nos próximos dez anos haverá menos pecuaristas no Brasil. Ainda haverá uma montanha deles, mas essa montanha será menor.Haverá uma seleção inexorável, onde o perfil do pecurista será formado basicamente por dois tipos de homens. Aquele que vive do negócio, com escala de produção que permita a viabilidade econômica, e aquele que não vive da pecuária e a explora, mas não depende dela para viver."

 2. "O rebanho brasileiro deverá ter alcançado a estabilidade e nesse cenário as oscilações de preços terão uma amplitude menor. A quantidade de fêmeas deverá compor de 43% a 48% dos bovinos abatidos. O ciclo de preços continuará a existir mas será menos drástico, menos fatalista."

3."Com a restrição imposta pelas leis ambientais, a expansão horizontal da atividade, com a conquista de novas áreas, em busca de fertilidade natural, tenderá a diminuir. A expressão - fronteira agrícola - não significará mais a transformação da terra bruta em terra produtiva, onde o progresso se instala e um mundão de forasteiros se arrancham para melhorar de vida, enriquecer, estabelecer-se. A fronteira agrícola onde sempre imperou a pecuária de corte será simplesmente o limite entre a ação humana e a selva. Este represamento, em certa medida, encarecerá a terra e a pecuária deverá ser mais tecnificada do que é hoje, Será mais racional, mais funcional, mais agronômica e mais e mais zootécnica. Em poucas palavrs, MAIS QUILOS DE BOVINOS VIVOS POR HECTARE . Já está acontecendo. Esse processo vai se intensificar."

4."Nos próximos dez anos, forçosamente, teremos que resover a questão da produção de bezerros. Se esse desafio não for encarado, a pecuária sofrerá um processo de limitação. A importação de animais para reposição de países vizinhos poderá em certa medida adiar a solução desse problema."

Alcides Torres
Fonte: Scot Consultoria

Nas próximas edições deste blog publicaremos a conclusão deste artigo e as expectativas para os próximos dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário