De acordo com o analista de Safras & Mercado, Paulo Molinari, esta é uma das maiores expansões anuais já registradas no mercado nacional. “Este aumento toma como base a tendência de uma redução significativa nos custos devido à grande oferta disponível de milho safrinha e a possibilidade de um avanço nas exportações, com a desvalorização do Real frente ao Dólar”, explica.
Molinari destaca que o Mato Grosso será uma dos estados com maior potencial de expansão, alcançando um confinamento de 499,8 mil cabeças, quase 39% superior ao verificado no ano passado. “A grande oferta de milho para este ano pode ter sido a principal variável de motivação para este confinamento, com um gado que surgirá no mercado interno em meados de agosto”, sinaliza.
Molinari alerta ainda que as atenções do mercado bovino estarão centradas também no clima para o segundo semestre. “Diante da presença do fenômeno El Niño, as chuvas deverão ser o ponto forte da primavera e verão. Boas chuvas na primavera poderão acentuar as vendas de gado confinado, sugerindo também condições favoráveis às pastagens para a safra 2013, o que poderia favorecer a entrada de gado de pasto no mercado em meados de agosto”, conclui.
Fonte:Beef Point – 24/05/2012
COMENTANDO
No nosso caso particular da Bahia tem sido também crescente a utilização desta ferramenta tanto do ponto de vista de estratégia econômica, quanto como estratégia de fugir da estiagem prolongada na maioria das regiões do estado. Desde o ano de 2009 temos utilizado nas fazendas dos nossos clientes principalmente o semi-confinamento como uma ótima alternativa para obter ganhos extras com o rebanho de engorda. O que a princípio pode parecer inviável para algumas regiões, pela distância e custos na aquisição de grãos tem sido possível com o uso de produtos que só dependem do milho como fonte energética ( a proteína é administrada via núcleo mineral) . Em outros casos produtos prontos para uso, onde energia e proteína já estão comtemplados tem gerado receitas extras e giro de Kg/ha/ano maior para os produtores.Volto a afirmar: As ferramentas estão disponíveis . Basta geri-las com eficiência e palnejamento estratégico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário