quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FRIGORÍFICOS NA MIRA DOS INVESTIDORES

Depois de passarem a ter suas ações negociadas em bolsa, os grandes conglomerados frigoríficos nacionais, estão começando a ver que nem tudo são flores no mercado de capitais.
Primeiramente as ações destas empresas não conseguiram nunca chegar a ter avaliação por parte dos investidores compatível com seus preços de lançamento. Até  mesmo no biênio 2009/2010 quando a bolsa brasileira teve ganhos elevados. Com a queda ao longo do ano de 2011 dos índices da bolsa brasileira a situação ainda ficou mais difícil.
Agora os dois maiores deles ( JBS / Marfrig) têm tido, que se explicar para o mercado por conta do alto índice de alavancagem em que se encontram no momento.
O JBS para explicar suas estratégias para o mercado como um todo e a finalidade que dará a empresas adquiridas nos EUA. No caso do Marfrig foi ao mercado explicar a alienação de ativos e redução dos investimento para os próximos anos, visando justamente  reduzir o grau de endividamento e o perfil desta dívida da empresa.
Depois de tempos de "bois gordos" inclusive com investimentos do próprio BNDES nestas empresas elas podem estar vendo no horizonte tempos de "vacas magras ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário