segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO E PECUÁRIA


                                                                                             Adriana Calmon de Brito Pedreira

                                                                                            Msc. em Administração Estratégica

Considerando que nos moldes da economia moderna a competitividade é uma das bases para a sustentabilidade do negócio, a mensuração de desempenho torna-se uma prática relevante no planejamento das empresas rurais. Isso vale tanto para as empresas individuais como também para a concepção de competitividade da cadeia produtiva.

Definir o que deve ser mensurado é uma das tarefas mais importantes no contexto da gestão, pois as medidas escolhidas dependerão basicamente da complexidade do processo produtivo adotado, como também da expectativa de uso posterior dos dados coletados, sem falar nas especificidades da própria atividade econômica.

Callado,2010 apud Neely, Gregory e Platts,2005, apresenta algumas tendências relacionadas ao que ele denomina como eixos temáticos importantes, associados aos fatores de desempenho. São eles:

1.       Exercer uma gestão de desempenho e não um sistema de mensuração;

2.       Mensurar o desempenho da cadeia de suprimento e das redes envolvidas e não só os índices internos da propriedade;

3.       Mensurar ativos tangíveis e intangíveis;

4.       Permitir flexibilidade no sistema de mensuração de forma a adaptar-se as mudanças.

Deve-se compreender que indicadores de desempenho são referências importantes na tomada de decisão, que por sua vez, é a atividade principal na gestão das empresas. Eles quantificam a eficiência e ou eficácia dessas decisões no futuro próximo e eventualmente apontam a direção da readequação e correção do processo vigente de gestão.

Alguns autores e estudiosos categorizam os indicadores e o fazem baseado em diferentes fatores. Alguns os definem de acordo com a finalidade da informação que fornecem, por exemplo:

a)      Indicadores de visibilidade – indicam pontos fortes e pontos fracos da propriedade;

b)      Indicadores de controle – indicam a variação de desempenho em relação a padrões pré estabelecidos;

c)       Indicadores de melhoria e motivação – apresenta o desempenho de acordo com as metas estabelecidas.

Outros, como Harrington,1993 classificam os indicadores em dois grupos, indicadores qualitativos – de atributos e indicadores quantitativos – de variáveis. Ainda é possível citar a proposta de Lantelme, 1994 que sugere uma classificação em dois conceitos:

a)      Indicadores de desempenho específicos - que fornecem informações para o gerenciamento geral e de processos individuais e que ainda podem ser subdivididos em indicadores de desempenho gerencial e operacional.

b)      Indicadores de desempenho global – apresentam o desempenho de uma empresa ou de um setor em relação ao ambiente em que está inserida.

Além dessas, muitas outras opções poderiam aqui ser citadas e analisadas, mas o fato importante é que nenhuma delas pode ou deve ser considerada como uma classificação definitiva e a escolha deverá estar vinculada não só as especificidades da atividade assim como com a habilidade dos profissionais envolvidos em utilizar cada uma delas.

Estando entendida a questão dos indicadores é importante também entender a questão da mensuração que conforme Neely et al, 2005, envolve três conceitos importantes:

a)      Mensuração do desempenho – que é o processo de qualificar a eficiência e ou efetividade de uma ação.

b)      Medida de desempenho – que é a métrica utilizada para quantificar a eficiência e ou efetividade de uma ação

c)       Sistema de mensuração de desempenho – conjunto de métricas utilizadas para quantificar a efetividade e a eficiência das atividades.

Bronzo e Oliveira, 2005 defendem que implantar um sistema de mensuração de desempenho consiste em definir os diversos indicadores que irão compor esse sistema. Não necessariamente esse sistema precisa ser integrado, mas precisam sim estar contextualizados no âmbito de um sistema de mensuração de desempenho.

O desempenho global da organização agropecuária corresponde ao completo espectro de todas as atividades desenvolvidas no âmbito da empresa e o que se sugere que seja avaliado são números financeiros e não financeiros, sem perder a ótica das classificações sugeridas acima.

Os principais indicadores financeiros sugeridos são:

1.       Faturamento ($)

2.       Vendas a prazo ($)

3.       Rentabilidade do patrimônio (%)

4.       Margem bruta (%)

5.       Lucro unitário (cabeça -@ – lote) ($)
 

Os principais indicadores não financeiros sugeridos são:

1.       Capacidade de produção

2.       Volume de produção

3.       GMD (Ganho médio / dia )

4.       @/Hectare/ano e ou Kg Leite /Hectare /ano

5.       Taxa de desfrute

De posse de dados como os sugeridos acima, as organizações rurais poderão analisar o desempenho das atividades passadas, avalia-las e tomar decisões que permitam fazer melhorias quando não alcançados os índices pré estabelecidos, reavaliar os parâmetros em vigência e estabelecer novos padrões para futuros eventos.

Fontes de consulta:

CALLADO, A.A.C. Agronegócio/Antônio André Cunha Callado (organizador). 3edição – São Paulo: Atlas,2011

PIRES, A.V. Bovinocultura de Corte. Piracicaba: FEALQ, 2010. 1510p.

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