Primeiramente, precisamos entender o que é um Plano de Negócio (PN). “O
PN é um mapa que descreve o caminho que vou seguir na criação e desenvolvimento
do meu negócio.” Bizzotto 2008. O Plano
não é o negócio! Ele é um documento vivo, pois deve estar em constante
atualização, sendo portanto um processo e não um produto.
Um plano de negócio não existe apenas para iniciar novos negócios, mas
também para qualquer ação empreendedora das organizações já estabelecidas, seja
para desenvolvimento do negócio, para revisões periódicas, para inserção de
novas práticas (de produção de comercialização, de projetos estratégicos, de
fusões, ampliações etc).
Quanto maior a dificuldade, as condições adversas e a escassez de
recursos, mais importante se torna o desenvolvimento de um plano, porém
paradoxalmente, nesses momentos de crise, dificilmente os empreendedores focam
no planejamento, pois suas atenções se voltam para as questões emergenciais.
São muitos os benefícios alcançados peça elaboração de um plano de
negócio, pois ele obriga ao empreendedor, no nosso caso ao produtor rural, a
concentrar-se na análise do ambiente*¹, nos objetivos do negócio, nas
estratégias, no modelo, nas competências, na estrutura, nos recursos, nos
investimentos, no volume de capital disponível e a ser financiado dentre outros,
de forma que lhe permita observar as condições para que o negócio seja viável,
diminuindo assim os riscos e a vulnerabilidade.
Também é considerado um benefício do plano de negócio o dimensionamento
quantitativo e qualitativo dos padrões de produção, de qualidade e de
comercialização que deverão no futuro ser medidos e avaliados periodicamente ao
longo da vida útil da organização.
Outro grande e fundamental benefício do PN é a sua utilização como
instrumento de comunicação da equipe, pois ele permite que haja uma linguagem
comum entre os membros da organização, quem mesmo tendo pontos de vista
diferentes, deverão seguir as previsões determinadas no Plano.
Todo o processo de desenvolver um plano de negócio é lastreado em muita
reflexão, duvidas, questionamentos, mas à medida que ele vai se aprofundando e
formando, todas essas dúvidas vão se diluindo. É fundamental que um Plano de
negócio responda as seguintes perguntas:
a) Qual é o nosso negócio?
b) Onde
estamos?
c) Para onde vamos?
d) Quais são os objetivos?
e) Como vamos alcança-los?
f) É viável?
g) Quais os riscos?
Para desenvolver um Plano de negócio o empreendedor dispõe de uma série
de manuais, livros, sites que ajudam e orientam nessa execução, porém o cerne
da questão não está no modelo, mas na capacidade de capitação, observação,
apreciação, análise, interpretação e verificação dos dados disponíveis para
preencher o modelo do plano. Por isso muitos empreendedores desistem do plano.
Sendo assim, entender profundamente do ramo, ter visão, saber dosar
sonhos e realizações, compreender as varáveis críticas do sistema, assim como
saber construir possibilidades futuras, definir claramente o que fazer e o que
não fazer é vital para um plano bem elaborado e consistente.
*¹ Abordei essa análise no texto Estratégias competitivas na produção de
carne bovina.
Adriana Calmon de Brito Pedreira
MSc.
em Administração Estratégica
Fontes:
BERNARDI, L.A. Manual de plano de negócios – Fundamentos, processos e
estruturação. São Paulo. Atlas, 2011, 1ᵃ edição
PORTER, M. E. Competitive advantage: creating and sustaining
superior performance. New York: Free Press, 1985. p.1-30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário