quarta-feira, 6 de novembro de 2013

IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO


Primeiramente, precisamos entender o que é um Plano de Negócio (PN). “O PN é um mapa que descreve o caminho que vou seguir na criação e desenvolvimento do meu negócio.”  Bizzotto 2008. O Plano não é o negócio! Ele é um documento vivo, pois deve estar em constante atualização, sendo portanto um processo e não um produto.
Um plano de negócio não existe apenas para iniciar novos negócios, mas também para qualquer ação empreendedora das organizações já estabelecidas, seja para desenvolvimento do negócio, para revisões periódicas, para inserção de novas práticas (de produção de comercialização, de projetos estratégicos, de fusões, ampliações etc).
Quanto maior a dificuldade, as condições adversas e a escassez de recursos, mais importante se torna o desenvolvimento de um plano, porém paradoxalmente, nesses momentos de crise, dificilmente os empreendedores focam no planejamento, pois suas atenções se voltam para as questões emergenciais.
São muitos os benefícios alcançados peça elaboração de um plano de negócio, pois ele obriga ao empreendedor, no nosso caso ao produtor rural, a concentrar-se na análise do ambiente*¹, nos objetivos do negócio, nas estratégias, no modelo, nas competências, na estrutura, nos recursos, nos investimentos, no volume de capital disponível e a ser financiado dentre outros, de forma que lhe permita observar as condições para que o negócio seja viável, diminuindo assim os riscos e a vulnerabilidade.
Também é considerado um benefício do plano de negócio o dimensionamento quantitativo e qualitativo dos padrões de produção, de qualidade e de comercialização que deverão no futuro ser medidos e avaliados periodicamente ao longo da vida útil da organização.
Outro grande e fundamental benefício do PN é a sua utilização como instrumento de comunicação da equipe, pois ele permite que haja uma linguagem comum entre os membros da organização, quem mesmo tendo pontos de vista diferentes, deverão seguir as previsões determinadas no Plano.
Todo o processo de desenvolver um plano de negócio é lastreado em muita reflexão, duvidas, questionamentos, mas à medida que ele vai se aprofundando e formando, todas essas dúvidas vão se diluindo. É fundamental que um Plano de negócio responda as seguintes perguntas:
a)      Qual é o nosso negócio?
b)       Onde estamos?
c)       Para onde vamos?
d)      Quais são os objetivos?
e)      Como vamos alcança-los?
f)       É viável?
g)      Quais os riscos?
Para desenvolver um Plano de negócio o empreendedor dispõe de uma série de manuais, livros, sites que ajudam e orientam nessa execução, porém o cerne da questão não está no modelo, mas na capacidade de capitação, observação, apreciação, análise, interpretação e verificação dos dados disponíveis para preencher o modelo do plano. Por isso muitos empreendedores desistem do plano.
Sendo assim, entender profundamente do ramo, ter visão, saber dosar sonhos e realizações, compreender as varáveis críticas do sistema, assim como saber construir possibilidades futuras, definir claramente o que fazer e o que não fazer é vital para um plano bem elaborado e consistente.
*¹ Abordei essa análise no texto Estratégias competitivas na produção de carne bovina.

Adriana Calmon de Brito Pedreira 

MSc. em Administração Estratégica
Fontes:

BERNARDI, L.A. Manual de plano de negócios – Fundamentos, processos e estruturação. São Paulo. Atlas, 2011, 1ᵃ edição
BIZZOTTO, C.E.N. Plano de Negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo. Atlas, 2008.
PORTER, M. E. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free Press, 1985. p.1-30.
 
 
 

 

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