O mercado do boi gordo está firme na maior parte das praças pesquisadas, segundo levantamento da Scot Consultoria. Em São Paulo, os preços de referência estão em R$ 97,50/arroba, à vista, e R$ 98,50/arroba, a prazo, e são verificados negócios em valores mais altos no Estado.
As escalas das indústrias não estão confortáveis e uma das causas é a retenção de animais por parte dos pecuaristas que, em geral, possuem condições de manter o gado no pasto por mais tempo. Mesmo com escalas curtas, a oferta tem sido suficiente para atender a demanda.
O Carnaval deve diminuir um ou dois dias de abates na próxima semana, o que pode reduzir os estoques, se a demanda for boa. Se o cenário se confirmar, pode haver valorizações nos próximos dias de negociação.
Situações diversas no mercado de reposição do país
Em Mato Grosso do Sul, a diminuição das chuvas e o mercado do boi gordo provocaram queda no volume negociado na última semana. Na Bahia, foi verificada melhora nas pastagens, mas há relatos de problemas com cigarrinhas, ainda de acordo com a pesquisa da Scot Consultoria.
As chuvas estão mais regulares no Maranhão, fazendo com que a oferta de animais de reposição diminua em função da maior capacidade de suporte das pastagens. Essa diminuição foi sentida, principalmente, para os animais mais erados.
Em Mato Grosso, os negócios seguem lentos, segundo os pesquisadores. Há pastagens e oferta, mas as constantes chuvas têm prejudicado os embarques. Pastagens boas também foram encontradas em Goiás, onde a demanda começa a dar sinais de melhora. A oferta de fêmeas está boa no Estado e pressiona as cotações dessas categorias.
A situação das pastagens e o mercado do boi gordo firme no Rio Grande do Sul fazem com que a oferta esteja menor que a procura, principalmente para as vacas.
No geral, há cenários bastante heterogêneos no mercado de reposição na última semana, principalmente devido às chuvas.
Fonte: Canal Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário