A Secretaria da Agricultura, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), está simplificando e facilitando a vida do produtor. A partir de agora, ele poderá emitir a Guia de Trânsito Animal (e-GTA) via internet, em sua propriedade, desde que esteja com a situação sanitária de sua fazenda regularizada, seu cadastro atualizado na Adab e tenha um valor pré-pago creditado para a emissão do documento.
Para isso, receberá uma senha de acesso ao Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) para emitir o documento, obrigatório para o trânsito de animais em todo o território baiano.
"Trata-se de mais uma ação inovadora da Seagri/Adab, visando oportunizar ao criador escolher a melhor forma de emissão da GTA e compartilhar essa responsabilidade conosco em prol do desenvolvimento da agropecuária na Bahia", afirmou o secretário Eduardo Salles. "E este é mais um passo rumo ao desenvolvimento tecnológico da agropecuária baiana."
Os criadores interessados em emitir a e-GTA em sua propriedade devem procurar as gerências da Adab, solicitar sua senha de acesso ao Siapec e recolher o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O recolhimento do DAE também pode ser feito pelo do site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.ba.gov.br), lembrando que o custo é cobrado por cada animal movimentado e reajustado anualmente, conforme decreto governamental.
Impressão do documento - Após recolher o DAE e creditar o valor pré-pago para a movimentação dos animais, o produtor pode acessar o site www.siapec.adab.ba.gov.br, preencher os dados para ter acesso à sua ficha sanitária e emitir a e-GTA em papel tipo A4, a partir de qualquer computador conectado à internet. A impressão do documento deve ser feita, preferencialmente, em impressora a laser. Documentos impressos em jato de tinta não podem estar manchados, molhados, borrados ou rasurados, pois não serão aceitos como válidos.
"A funcionalidade dessa modalidade de GTA vai beneficiar o produtor, porque ele vai acessar sua guia de qualquer lugar do mundo, bastando ter acesso à internet", disse o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres. "Mas o sistema traz também outras responsabilidades, já que a base de dados tem que estar atualizada com as informações prestadas pelo produtor."
De acordo com ele, a coparticipação dos criadores desde a emissão do documento até o acompanhamento do trânsito de animais torna o trabalho da Adab ainda mais eficiente. "A defesa agropecuária na Bahia é feita para o produtor rural e com o produtor rural."
Fonte:Boi Pesado
Gepecorte comenta
De parabéns a Seagri e Adab pela modernização no sitema de emissão de guias (GTA) para trânsito de animais. Em algumas localidades e municípios os escritórios da ADAB, nem sempre funcionavam durante todo o dia e isto dificultava a emissão de guias, quando muitas vezes o pecuarista não podia programar a venda , transferência de gado, com antecedência. Nos tempos da tecnologia da informação nada mais coerente que se possa emitir o documento de qualquer parte do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário