terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Custo de produção sobe em janeiro


O custo de produção na pecuária de corte começou o ano em alta na comparação com o desempenho de dezembro, conforme os cálculos da Scot Consultoria No mês de janeiro, os valores subiram 3,4% para os sistemas de produção de baixa tecnologia e 1,3% para os mais tecnificados.
Comum para este período do ano, os gastos com funcionários aumentaram em razão do aumento do salário mínimo, que passou de R$ 622,00 para R$ 678,00, alta de 9% em janeiro sobre dezembro. Contudo, esse avanço deve se diluir ao longo dos próximos meses, uma vez que trata-se de um reajuste anual.
Os suplementos minerais subiram 2,6%, com maior impacto para as propriedades com menor tecnologia.
Por outro lado, itens que pesaram no bolso do produtor ao longo de 2012 recuaram no começo de janeiro. É o caso dos concentrados energéticos e proteicos, que caíram 0,3% e 2,6%, respectivamente. "O mercado para grãos já está mais tranquilo. Há perspectiva de recuperação na oferta e produção, o que tira a pressão sobre o preço em contraste com o ano passado", avalia Gustavo Aguiar, analista da Scot Consultoria.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área das culturas de soja e milho devem crescer 3% e 5,7% respectivamente nesta safra, enquanto a produção estimada é de 4,7% a mais no caso do milho 1º safra e 21,5% para a soja. 
Portal  DBO – 21/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário