"Estamos comparando um ano de safra e de crescimento contra a base do ano passado, que não foi de safra", esclarece Cláudia Dionísio, economista de contas nacionais do IBGE, ao citar como exemplo o cultivo do café, que alterna resultados positivos a cada safra.
Segundo ela, apesar do desemoenho positivo, o peso da agropecuária é de apenas 5,6% no resultado total, o que não é suficiente para o resultado brasileiro ser positivo.
O crescimento do setor foi menor que o obtido no segundo trimestre, quando o resultado foi 4,6% superior ao do trimestre anterior, o que demonstra uma desaceleração do setor. “No terceiro trimestre do ano, as atenções dos produtores rurais estão voltadas para o planejamento da safra 2012/2013, que está sendo plantada”, afirmou a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, em nota.
No acumulado do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o desempenho da agropecuária caiu 1%. No acumulado dos últimos quatro trimestres em relação ao mesmo período do ano passado, o incremento foi de 0,8%.
Segundo o Mainistério da Agricultura, os resultados do PIB da agropecuária neste terceiro trimestre são os melhores em uma série histórica desde 1995. “Novamente o agronegócio mostra sua força na economia nacional. E os percentuais de crescimento devem ser ainda maiores no próximo ano, a partir das previsões de safra de grãos recorde e aumento das exportações do setor”, afirmou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, em nota.
Se for considerado o valor corrente, que considera volume produzido e preço,de R$ 46,2 bilhões atingido no período, houve recuo de 0,8% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado e de 30,2% ante o trimestre anterior.
Fonte:Portal DBO – 30/11/2012
Já se tornou repetitivo e cansativo falarmos como os índices de crescimento do setor agropecuário é que acaba ainda determinando o crescimento do PIB nacional ; mesmo em números reduzidos como foi o último dado divulgado pelo IBGE.
E ainda tentam criminalizar a atividade como se a agropecuária só penssasse em deamtamento e desrespeito ao meio ambiente .
Faça-nos uma garapa.... já dizia meu avô!
Nenhum comentário:
Postar um comentário