Para a Scot Consultoria e a Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável (APPS), a pecuária não é tão maléfica para o meio ambiente como os números usados por campanhas e organizações anticarne mostram. Durante a 18ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), as duas instituições convidaram jornalistas para debater o assunto na palestra "Pecuária: uma questão de amor e ódio". Segundo eles, o fenômeno "negócio de fronteiras" - no qual terras são desmatadas e vendidas mais caras por conta da especulação imobiliária - é um dos grandes responsáveis pelo aumento do desmatamento. "A pecuária é consequência do desmatamento e não a causa", diz Rodrigo Paniago, diretor da Boviplan Consultoria.
Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação mostram que, em 2010, a mudança do uso da terra e florestas, ação que pode estar ligada à pecuária, foi responsável por 55,6% das emissões de gases de efeito estufas (GEE), no Brasil. Destes, a pecuária foi responsável por 25%. A maior parcela dessas emissões, 69,5%, veio da fermentação entérica dos animais, isto é, do pum e do arroto. Para a APPS, o número dos GEE da agropecuária pode ser facilmente reduzido com o uso de tecnologias e com mudanças no modo de produção, como por meio dos sistemas de confinamento e de integração lavoura-pecuária.
Na Conferência da ONU Sobre Mudanças Climáticas (COP 15) realizada em 2009, o governo brasileiro apresentou suas metas para reduzir o impacto no meio ambiente. A diminuição do desmatamento da Amazônia seria a grande responsável pela queda da emissão de gases de efeito estufa, reduzindo 564 milhões de toneladas. Apesar da agropecuária não ser a única responsável por esse ponto, Paniago defende que o setor teria grande influência para conclusão da meta. No encontro, outros pontos foram colocados na conta da agropecuária: recuperação de áreas degradadas, plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, aumento do uso de biocombustíveis e crescimento das siderúrgicas com uso de carvão de florestas cultivadas. No total, o setor seria responsável por 88% de toda redução dos gases de efeito estufa no país.
Fonte:Beef World – 18/06/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário