sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mantega atribui queda do PIB à agropecuária

Ministro disse que Porduto Interno Bruto no primeiro trimestre do ano só não foi maior devido ao fraco desempenho da agropecuária

por Globo Rural On-line

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a quebra da safra de culturas como a soja, o arroz e o fumo, além dos fatores sazonais, motivaram a queda no PIB.O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu nesta sexta-feira (1/6), na capital paulista, que o crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre do ano - igual ao último trimestre do ano passado - só não foi maior devido ao fraco desempenho da agropecuária, que caiu 7,3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Concorreu para isso, de acordo com o ministro, a perda de safra em diversas culturas importantes. "Isso aconteceu por conta da quebra da safra de soja, arroz e fumo. Tudo isso ligado a fatores sazonais”, disse.
Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a queda foi ainda maior: 8,5%. Entre os fatores que levaram a essa redução da produção agropecuária estão o fraco desempenho da pecuária e a queda na produção de cultivos importantes, como soja, arroz e fumo.
“A agropecuária, que no ano passado teve um período muito bom, este ano está sofrendo com problemas climáticos, como a estiagem no Sul e no Nordeste. Isso prejudicou muito, por exemplo, a safra, que tem um peso muito grande nas contas do Brasil”, disse a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, durante anúncio do PIB no Rio de Janeiro.





Um comentário:

  1. Não é de hoje que sabemos da importância do setor agropecuário para o país e na formação do PIB Nacional. Apesar da força deste setor muitas vezes os governos não dão para o agronegócio a importância devida,e em momentos críticos não têm dos dirigentes o tratamento devido. Quisera o agronegócio ser estimulado e socorrido como foi agora o setor automotivo. Porque não criar mecanismos de incentivo, menores taxas, impostos, crédito subsidiado como foi concedido nas últimas medidas gorvernamentais para indústria? Se o setor que mais contribui ou um dos que mais contribui para o desenvolvimento tivesse este tipo de tratamento priveligiado estaria crescendo com números chineses e mais uma vez sendo locomotiva a puxar o crescimento do país.

    ResponderExcluir