Ao chegar ao município para participar da abertura da 25ª ExpoGuanambi, que termina neste domingo (10), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, acompanhado pelos coordenadores, superintendentes e diretores da Seagri/Adab/Ebda/CDA/Bahia Pesca, visitou as instalações do frigorífico, que está sendo construído numa área de cinco mil metros quadrados.
O equipamento terá curral independente, fonte própria de água e três câmaras de resfriamento, com capacidade diária para abater até 300 bovinos. Modular, o frigorífico poderá também abater até 100 ovinos, caprinos e suínos por dia. A expectativa de inauguração é para julho deste ano.
"Esse projeto é ímpar e o primeiro no estado que está sendo construído com base na planta padrão desenvolvida pela Seagri, mas ampliada e adaptada às necessidades do município", disse o secretário Eduardo Salles, lembrando que a planta padrão está disponível para as prefeituras e empresários. O projeto desenvolvido pela Seagri/Adab cumpre todas as exigências do Ministério da Agricultura, visando garantir ao consumidor o fornecimento de carne saudável.
De acordo com o empresário Mauro Francisco de Morais, o abatedouro vai priorizar mão de obra local, treinada e capacitada. "Queremos gerar empregos e renda na região, além de contribuir para o combate ao abate clandestino", disse ele.
A iniciativa foi saudada pelo diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. Ele afirmou que "a concretização desse projeto é quase como ver um filho nascer. Dá muito orgulho, pois, foi feito com muita responsabilidade e trará mais desenvolvimento para a região".Fonte:Site da Carne – 08/06/2012
COMENTANDODepois da triste reportagem, veiculada pelo CQC na Bandeirantes, em Conceição do Coité, retratando como ainda ocorrem absurdos no abate de bovinos, tanto pela clandestinidade, quanto pela saúde pública, é bom sabermos que novos frigoríficos estão sendo construídos no interior do estado. Esta iniciativa precisa se disseminar mais ainda por todo o estado para não passarmos o vexame da reportagem da Band em nível nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário