segunda-feira, 21 de maio de 2012

Preço do boi gordo recua em quatro praças no Brasil

Os preços do boi gordo caíram no Triângulo Mineiro, Goiânia (GO), sudeste do Mato Grosso e Redenção (PA), de acordo com o levantamento da Scot Consultoria.

Em São Paulo, os negócios ocorrem ao redor de R$ 94,00 por arroba, à vista. Existem ofertas de compra de R$ 3,00 por arroba, mas sem volume de negócios. As escalas atendem, na maioria dos casos, de quatro a cinco dias.
Em relação aos preços do início do ano, em uma média de 31 praças pesquisadas pela Scot Consultoria, houve recuo de 4,9%. No mesmo período do ano passado, os preços caíram 1,3%.

Os preços na Bahia registram os maiores recuos em relação ao início do ano. No oeste e sul do Estado, as cotações caíram 13,6% e 14,4%, respectivamente. Em janeiro e maio de 2011, os preços nestas praças registraram aumento de 2,1%.
No mercado atacadista de carne com osso, os negócios não aceleraram, e o preços estão estáveis. Para as próximas semanas, a demanda não deve colaborar, representando um cenário típico da segunda metade do mês.
A oferta não deu sinais de redução. Com isto, a expectativa em curto prazo é de mercado pressionado pela saída de animais de final de safra.
Fonte:Canal Rural – 16/05/2012

OPINIÃO
Os reflexos da seca, começam a serem sentidos não só dentro da porteira. O mercado começa a reagir a grande oferta de bois por conta , da falta de pastagens e até de recursos hídricos para os fazendeiros engordarem e manterem os bois no pasto. Aqueles que dispõem de animais com peso de abate, ou até próximos do peso ideal estão se desfazendo com receio da seca prolongada que pode acabar resultando em perda de peso dos animais. Este movimento de baixa pode se inverter no segundo semestre, pois provavelmente a oferta de bois gordos será muito baixa na próxima entre safra, se persisitirem as atuais condições climáticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário