Primeiro decidimos o que vamos produzir e depois organizamos os outros setores da empresa, os recursos, as pessoas, o local, as formas de comercio etc. Assim é feito um plano de negócio. Pensamos em um produto ou serviços, avaliamos o mercado e depois montamos nossa proposta econômica, financeira, administrativa e produtiva e avaliamos se o negócio é viável.

Se não agirmos internamente em busca de melhor qualidade de nosso produto, melhor eficiência produtiva, financeira, administrativa e das pessoas teremos resultados medíocres, frágeis, vulneráveis e principalmente insuficientes.
A organização, a empresa, é o ponto chave para a competitividade do produto no mercado. Sua capacidade de lidar com os preços altos e baixos, de reagir às pressões dos fornecedores, administrar as variações da natureza que interferem através do clima, proporcionar eficiência e motivação ao trabalhador são o seu diferencial perante o concorrente ou ainda perante a sua própria sobrevivência.
Amanhã traremos um pouco mais sobre modelos de estratégia para agir e reagir.
Bom inicio de semana a todos.
Adriana Calmon de Brito Pedreira
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