Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados irá criar uma subcomissão para estudar o uso de antiparasitários em bovinos no Brasil. A decisão foi tomada em audiência pública que reuniu representantes da cadeia produtiva da carne na tarde de ontem (8) em Brasília.
O grupo terá participação do setor privado e irá avaliar questões relacionadas à indústria, aos medicamentos, ao Ministério da Agricultura (Mapa) e aos acordos internacionais que envolvem o uso destes produtos. A proposta é identificar as medidas necessárias para evitar casos de resíduos de substâncias acima do permitido por importadores, como aconteceu com um lote do JBS neste ano e do impedimento do embarque de carnes aos Estados Unidos durante sete meses de 2010.
O Mapa, representado pelo diretor de Programas da Secretaria de Defesa Sanitária, Ênio Marques, entende que a legislação sobre o tema deve ser revista, pois é da década de 70 e precisa de aprimoramento. Segundo dados do ministério, a pasta tem solicitado que as empresas revisem os estudos de resíduos nos produtos registrados.
O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, defendeu a necessidade de educação sanitária para o produtor. Segundo ele, nos últimos anos os produtos tiveram suas concentrações alteradas, o que dificulta o trabalho do pecuarista.
Fonte: Exportadoras de Carne (Abiec).
Nenhum comentário:
Postar um comentário