terça-feira, 4 de outubro de 2011

Barreiras Sanitárias, Alfandegárias, Ambientais.....

Há algum tempo que sabíamos, e comentávamos em nossos informativos, artigos via site e Gepenews que cada vez mais o poderio produtivo e econômico da carne brasileira no mercado mundial iria incomodar a gregos e troianos. O efeito do aumento das exportações brasileiras,( 1º lugar até 2010) seria sentido nos países importadores e estes começariam a criar barreiras de todo o tipo para diminuir o avanço da pecuária brasileira nos seus mercados consumidores.
Neste momento vemos duas situações que bem caracterizam e comprovam estes fatos. A Rússia vem já há alguns meses, barrando a entrada da carne proveniente de alguns estados brasileiros alegando questões sanitárias não cumpridas pelos frigoríficos brasileiros. Quando a situação parecia que iria se normalizar, eis que surge a notícia que brevemente não só a Rússia mas dois países que compunham a antiga União Soviética também irão unificar exigências alfandegarias e sanitárias dificultando assim, as exportações brasileiras.
Um outro caso preocupante refere-se aos EUA, este aí com certa razão, proibindo o ingresso de lotes de importação que apresentaram índices acima dos permitidos por aquele país, de resíduos de anti-parasitários na carne que chega do Brasil.
Mais especificamente do princípio ativo IVERMECTINA.
Tenho particularmente, opinião que não estão totalmente errados e em futuras postagens neste mesmo blog explico porque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário