domingo, 5 de junho de 2011

GESTÃO, GESTÃO E GESTÃO....

Estamos em família selecionando algumas fotos, que não vem ao caso aqui citar o motivo, e me deparo com a preciosidade acima. Desculpem se qualidade não é condizente com a tecnologia dos dias de hoje , mas ela é muito antiga e foi o melhor que conseguimos deste "retrato" como dizia minha avó.
Ela me diz muito por vários motivos, e acabou me fazendo pensar sobre a gestão nas fazendas de agro-pecuária nos dias de hoje, assunto que tem a ver com a postagem neste mesmo blog de matéria sobre custos e sua gestão em  propriedades rurais.
A foto acima é lá pelo ano de 1976, e operando o trator CBT, que já não é mais fabricado no país está nada menos, nada mais que meu saudoso pai (Adroaldo Pedreira) que me ensinou quase tudo em pecuária e  me fez gostar das coisas do campo.
Independente da paixão que tinha por máquinas, há trinta e cinco anos atrás inovava naquela região onde até hoje está a nossa propriedade rural, no uso da mecanização para formação de pastagens.
Era uma nova "ferramenta" que passava a utilizar na busca da melhoria da produtividade e qualidade das pastagens.
É curioso também ve-lo dirigindo a máquina, e aí sim inovando mais do que nunca,  pois dispensou por bom tempo um operador para seu "novo brinquedinho".
Está estampada nesta foto a contradição que gostaria de analisar e que afinal é o verdadeiro tema desta nota. Em muitas regiões principalmente no sul do país, e mais ainda em outros países é o próprio fazendeiro que opera suas máquinas com o auxílio muitas vezes de outros membros da família.
Esta deveria ser uma prática mais usual nas nossas atividades rurais, onde o proprietário deveria morar e trabalhar exclusivamente para a propriedade, principalmente se tratando de pequenas e médias fazendas.
No caso em particular isto não era possível pois meu pai tinha outra atividade em Salvador o que o fazia como a maioria de todos outros proprietários um fazendeiro de fim de semana.
Desta forma criava-se a contradição administrativa, que é tema deste artigo. Muitas feramentas inovadoras, introdução de melhoria tecnológica sem o devido acompanhamento paralelo da gestão administrativa.
Nos últimos dez a quinze anos, período que mais ou menos que equivale ao tempo de existência da GEPECORTE, vimos serem introduzidas na pecuária inúmeras tecnologias visando melhorar a produtividade do setor. Só para exemplificar: pastejo rotacionado, inseminação artificial, plantio direto, confinamento, minerais proteicos energéticos, e etc etc...
Seriamos cegos, e desinformados em negar a melhoria de resultados que todas estas ferramentas trouxeram para a pecuária. No entanto também vimos ao longo deste período muitas destas tecnologias serem abandonadas, ou deixadas de lado, por falta de gestão na administração das fazendas que fizessem ou tirassem das mesmas o máximo do seu potencial. Ou talvez pior: manter o uso de determinada ação tecnológica sem os resultados esperados , se tornando esta ação, um produto de custo elevado para a propriedade sem o retorno econômico financeiro desejável ou acarretando  prejuízo para o fazendeiro.
No meu entender será preciso cada vez mais, num mundo corporativo e competitivo em que vivemos introduzirmos nas propriedades rurais, mecanismos de gestão administrativa condizentes com o avanço tecnlógico que utilizamos na propriedade.
Citamos alguns exemplos a seguir e estaremos oportunamente, os debatendo mais profundamente neste blog e em artigos no nosso site.

1.LIDERANÇA
Não se mede a liderança pela capacidade de fazer as pessoas trabalharem para você mas, com você.
2.CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO
Eu termino o que inicio.
3.PENSAMENTO ESTRATÉGICO
o EMPRESÁRIO estratégico tenta criar antecipadamente as situações que irá viver e, com isso, se preparar para ter em mãos as possíveis armas e movimentos necessários para o sucesso diante dos desafios.
4.GESTÃO DE PROJETOS
É preciso harmonizar competências e habilidades para atingir os objetivos.
5.CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Você usa as mesmas técnicas e estratégias há vários anos e não sabe porque seu negócio vem caindo.
6.GESTÃO DE PESSOAS
Administrar relacionamentos tem sido um grande vilão dos resultados em equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário