Com esta manchete de página do importante "Le Monde", jornal francês,os ministros de agricultura do G-20 foram recebidos para a reunião que se iniciou em 22/06.
Sem dúvida o Brasil será um dos pesos pesados do encontro, e a manchete demonstra que o país poderá nos próximos dez anos assumir a liderança total do setor. O Brasil já é líder no comércio de açúcar, café, suco de laranja e carnes.
Relevantes temas serão debatidos ; controle de preços agrícolas, e eliminação dos subsídios agrícolas serão sem dúvida, os mais polêmicos já que os países exportadores não devem aceitar nenhum tipo de controle sobre os preços e EUA e Europa resistem em acabar com o subsídios para o setor.
No momento em que o Brasil atinge este status de celeiro do mundo e com a eleição de Francisco Graziano para Diretor-Geral da FAO, é mais que oportuno que o nosso governo saiba conduzir a política agrícola de forma racional e estimulando a produtividade consciente sem os radicalismos que vimos por ocasião da votação do código florestal.
Precisamos agora além de consolidar a nossa posição do cenário mundial, agregarmos valor aos nossos produtos primários, para obtermos mais divisas e qualificarmos a nossa agro-pecuária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário